Pular para o conteúdo

Raças de frango: conheça quais são as melhores

Raças de frango

Quando falamos em animais, o termo raça surge e existem inúmeras raças de frango. No caso desses animais, conhecer as melhores é importante se você está em busca de uma boa criação.

Temos duas formas de criar frangos: em uma granja ou de forma solta, que chamamos de frangos caipiras. Estes possuem uma carne mais saborosa, porém a produção é mais demorada que outros animais.

Mas, além disso, podemos citar outro eixo da avicultura, que talvez seja o mais importante: a produção comercial. Pois, quando falamos em avicultura de corte ou até mesmo de postura, falamos do setor industrial com mais frequência.

Nem sempre foi assim, visto que a criação de galinhas caipiras era muito importante. Contudo, hoje o item se tornou quase exótico e o abate doméstico nem mesmo é permitido.

Ainda assim, existem granjas que produzem frangos considerados caipiras. Porém, nada disso seria possível sem as raças de frango corretas.

Pensando em acabar de vez com suas dúvidas, separamos esse texto para explicar quais os melhores animais e como se produz frangos caipiras.

Como diferenciar raças de frango caipira e de granja

Não adianta falarmos sobre quais as raças que existem, se não falarmos como saber qual é qual. Um dos animais mais saborosos e cuja carne faz parte do cardápio de diversos países é o frango.

Porém, no Brasil, existe uma cultura muito forte quando falamos em alimentação rural. Isto é, animais chamados de caipira, legumes e verduras e tudo mais. Tudo isso, orgânico e sem uso de modificadores de sabor.

Portanto, temos com isso as chamadas galinhas caipiras. São frangos menores, e com características próprias. Não adianta pegar os frangos da granja ou industrial e colocá-las para serem criadas soltas.

Não vai funcionar e não vai ter vendas. Pois, o motivo das galinhas caipira serem famosas tem a ver com sua cor mais amarela e seu sabor mais forte. Esse fator, por sua vez, tem ligação não apenas com o modo de criação, mas com as raças de frango.

Além disso, esses animais são usados para a avicultura de postura também. Os ovos possuem uma coloração mais amarela nas gemas.

Contudo, isso não significa que os frangos comerciais não sejam bons. Nossa produção é excelente e exportamos grande parte dela para todo o planeta.

Raças de frango americanas e comerciais

Em primeiro lugar, temos as chamadas raças americanas, que de fato são raças vindas dos EUA. Entre as principais podemos citar as duas mais usadas no Brasil: Rhode Island Red e a New Hampshire.

Ambas não são aves usadas para a produção em larga escala. A primeira possui penas vermelhas-escuras e um tamanho médio. Além disso, são uma das aves que mais produzem ovos por ano: cerca de 260. Produzem uma ótima carne e é muito usada em cruzamentos, para manter a produção de aves caipiras.

Já a New Hampshire é uma ave com uma cor mais clara e com muito brilho. Porém, também é considerada uma ave rústica e isso a tornou muito famosa. Por fim, elas começam a botar ovos com apenas 4 meses de vida.

Entretanto, não podemos deixar de falar das raças comerciais. Existem diversas delas, e ainda é possível adaptar frangos caipiras para torná-los eficientes na produção em larga escala.

Podemos citar as aves híbridas, que por sua vez não podem ser usadas para a reprodução. Pois, esses animais não conseguem transmitir aos descendentes, suas características básicas.

Podemos citar a Galinha Caipira Negra, usada apenas para a produção de ovos. Além do Frango Caipira do pescoço pelado, que é muito usado para corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.